Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

melhoraprendizado



Sábado, 13.04.13

AMÉRICA LATINA E REGIONALIZAÇÃO

01. Os critérios utilizados para regionalizar o mundo dependem da intenção de quem os estuda. Sobre regionalização, é correto afirmar que:

a) o critério de grandes paisagens naturais correspondem a um ponto de vista político.
b) o critério de desenvolvimento tecnológico e científico não revela desigualdades entre os países.
c) as expressões “Primeiro Mundo” e “Segundo Mundo” se referem aos países desenvolvidos e subdesenvolvidos respectivamente.
d) os conjuntos de países do Norte e países do Sul não correspondem à realidade atual.
02. Dez países do mundo são responsáveis pela produção de 68% do PIB mundial. Isso significa que:

a) a riqueza produzida nesses países é distribuída entre os outros.
b) toda a população desses países tem ótimas condições de vida.
c) a riqueza produzida no mundo se concentra nesses países, mas isso não quer dizer que toda a população tenha boas condições de vida.
d) que os outros países não produzem nenhum tipo de riqueza.
e) que os outros países não têm problemas socioeconômicos.
03. A partir de 1990, a ONU passou a calcular o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – de quase todos os países do mundo. Esse índice leva em consideração não só os indicadores econômicos clássicos, como a renda per capita e o PIB, mas também os chamados indicadores sociais, como: expectativa de vida, analfabetismo e mortalidade infantil, entre outros. O IDH varia de 0 a 1. Sobre essa variação, é correto afirmar que:

a) IDH mais próxima de 1, melhor a qualidade de vida;
b) IDH mais próximo de 0, melhor a qualidade de vida;
c) IDH de 0,5 indica a melhor qualidade de vida;
d) IDH de 0,5 indica a pior qualidade de vida.
04. De acordo com as principais características dos Domínios Climáticos latino-americanos, analise as afirmações abaixo e julgue-as Verdadeira ou Falsa.
(    ) Os Domínios Climáticos subtropical e temperado apresentam temperaturas amenas (abaixo de 20ºC) e pluviosidade anual em torno de 1 500 milímetros. Esses domínios abrigam as florestas de pinheiros, que se estende do sul do Brasil à porção central do Chile.
(    ) O Domínio Climático de altas Montanhas ocorre principalmente em quatro áreas: na porção setentrional do território mexicano, no norte do Chile, no centro-sul da Argentina e no nordeste brasileiro.
(    ) O Domínio Climático Equatorial estende-se nas regiões mais elevadas da Cordilheira dos Andes. Nas altitudes médias pode ocorrer vegetação de coníferas, já nas altas altitudes a umidade é baixa, surgindo a vegetação de estepes.
(    ) O Domínio Climático Tropical caracteriza-se por médias térmicas anuais elevadas: em torno de 24ºC. Apresenta variações em relação aos níveis de precipitação.
05. A associação de países com o objetivo de estabelecer relações comerciais privilegiadas entre si gera um bloco econômico. O MERCOSUL surgiu de um acordo entre países sul-americanos e pretendeu implantar a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre seus membros. Um dos importantes blocos econômicos da atualidade tem como membros:
1) EUA.
2) Venezuela.
3) México.
4) Brasil.
5) Reino Unido.
6) Argentina.
7) Paraguai.
8) Canadá.
9) Uruguai.
Estão corretos apenas:
a) 1, 3, 4 e 9.
b) 4, 5, 7 e 6.
c) 2, 4, 6 e 9.
d) 4, 6, 7 e 9.
e) 1, 2, 4 e 6.
06. Que atividade ocupa atualmente a posição de segundo maior ramo comercial do mundo, movimentando cerca de 500 dólares ao ano. Assinale a alternativa correta.
a) Narcotráfico.
b) Comércio de Armas.
c) Indústria.
d) Pirataria.
e) N.D.A.
07. A economia latino-americana é influenciada pela presença de empresas multinacionais estrangeiras. Essas empresas, oriundas principalmente dos Estados Unidos, Japão e Europa instalaram-se na região sobretudo a partir da segunda metade do século XX, aproveitando-se das condições favoráveis oferecidas pelos países latino-americanos.
De acordo com a afirmação acima, assinale a alternativa que represente corretamente os fatores locacionais oferecidos pelos países latino-americano.
a) Mercado consumidor/ Concessão de incentivos fiscais/ Abundância de matérias-primas.
b) Concessão de incentivos fiscais/ Mercado consumidor/ custo elevado com mão de obra qualificada/ Exportação de matérias-primas.
c) Abundância de matérias-primas/ Custo reduzido de mão de obra/ Concessão de incentivos fiscais/ Mercado consumidor.
d) Mercado consumidor/ custo elevado com mão de obra não qualificada/ Exportação de matérias-primas/ Cobrança rigorosa de impostos.
08. Que país promoveu um embargo econômico a Cuba, por meio de um bloqueio comercial? Assinale a alternativa correta.
a) Estados Unidos.
b) Argentina.
c) União Soviética.
d) Japão.
e) Espanha.
09. A importância da atividade mineradora na América Latina não se limitou ao período colonial. Mesmo após alcançarem a soberania, os países latino-americanos continuaram dependentes das exportações minerais. Ainda hoje, a mineração possui grande peso na economia de vários países da América Latina.
De acordo com a afirmativa acima, assinale a alternativa correspondente ao país latino-americano responsável por cerca de um terço da produção mundial de cobre, onde em seu território encontra-se cerca de 40% das reservas mundiais desse mineral.
a) Bolívia.
b) Venezuela.
c) Chile.
d) Peru.
e) Colômbia.
10. A miscinegação entre grupos étnicos resultou em uma grande diversidade cultural no espaço latino-americano, porém, esse processo ocorreu da mesma maneira em todo o território. Assim, atualmente a cultura de alguns países como o Brasil, resulta do contato entre três grupos étnicos:
I. Africanos
II. Indígenas
III. Europeus
Os países correspondentes a ordem são:
a) Bolívia, Guatemala e Peru / Haiti e Jamaica / Argentina e Uruguai.
b) Haiti e Jamaica / Bolívia, Guatemala e Peru / Argentina e Uruguai.
c) Argentina e Uruguai / Haiti e Jamaica / Bolívia, Guatemala e Peru.
d) Haiti e Jamaica / Argentina e Uruguai / Bolívia, Guatemala e Peru.

GABARITO
1. d
2. c
3. a
4. V F F V
5. d
6. a
7. c
8. a
9. c
10. a

Autoria e outros dados (tags, etc)

por melhoraprendizado às 02:28



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2013

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930



Arquivo

2013